quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Vamos às compras?

Como eu havia contado para vocês aqui, eu tenho o meu motorista, o Jacob. Na verdade, o Jacob é mais que um motorista... Ele é um faz-tudo! Ele leva o carro para qualquer conserto, faz compras, resolve perrengues e qualquer coisa que eu precisar durante o dia. Super quebra meu galho!

Além de trabalhar comigo durante o dia, algumas vezes preciso que ele me leve em algum lugar também à noite. Isso era meio complicado, porque ele mora em um lugar perigoso e não dá para chegar muito tarde em casa.

O nosso apê tem um quarto de empregada totalmente independente do resto. Combinei com ele, então, que arrumaria o quarto para ele ficar quando eu precisasse dele até mais tarde.

Beleza, lá vou eu mobiliar o quarto do Jacob. E resolvi comprar os móveis na rua. Sim, NA RUA.

Aqui madeira é barata e os artesãos fazem tudo na rua e vendem ali mesmo. Tem gente vendendo móvel, artesanato e tudo mais na rua em todo canto! E foi nesse "market" da rua que eu fui. E então começou minha experiência no comércio local!


Vai dizer que não parece a Ikea?

Problema: preço para muzungu é diferente.

PREÇO PARA QUEM, RENATA?

Muzungu!... É como eles chamam os brancos/estrangeiros aqui. E é só ver um muzungu sozinho que rola aquele barulhinho de caixa registradora na cabecinha deles. Combinei com o Jacob que ele iria comigo e ele mesmo ia escolher e negociar os preços.




Aí lá fomos nós para a Ngong Road, mais conhecida como a Ikea de Nairas!!! Hahaha...

Chegando lá, demoramos um tempão para atravessar a rua... Já contei como é o trânsito nessa cidade, né?! 

Do outro lado: mil barracos dos artesãos e muita, muita mobília espalhada rua afora. E são metros, quilômetros de todo tipos de móvel tanto de madeira maciça quanto de ferro. E tudo a preços absurdamente baixos.




Enquanto laçam clientes, os artesãos continuam fazendo os móveis e o chão fica coberto por lasquinhas de madeira e rola aquela coisa fofa de pisar. E sabem de uma coisa... Estamos no período de chuva. Estava tudo molhado e eu de sandália de dedo. DELÍCIA.


Brother não sabe se corre atrás dos muzungus ou se faz os móveis

Sabendo que tem que negociar, comecei a perguntar - via Jacob - os preços das camas. Começou com 6 mil... Cara feia... 5.500... Saimos andando. O brother continuou gritando de lá perguntando quanto queríamos pagar...

E assim fomos pelas próximas barraquinhas, preços variando e baixando a cada cara de insatisfação.

Finalmente chegamos a um brother que tinha uma cama massa de solteirão (igual a todas as outras que tínhamos visto, claro) e fez um preço legalzinho. Quando resolvemos comprar o que acontece? Começa a chover!!! DELÍÍÍCIA!

Os caras começam a carregar os móveis todos para baixo de guarda-chuvas gigantes estrategicamente posicionados. E é embaixo de um desses que ficamos também terminando as negociações. O pé aquela maravilha, só afundando na lama/serragem.

Resultado: conseguimos comprar 1 cama grandinha, 1 estante e 1 cabideiro + frete por KSH15.000,00. O que daria uns 175 dólares! Tudo de madeira e tal. Pechincha, heim!!!


A cama do Jacob é tipo essa aí, menor um pouco, claro

Jacob ficou felizão e praticamente se mudou pra cá. Passa a semana toda aqui no quartinho dele e só vai para casa no final de semana. O que é ótimo para mim, né!!!

Então, gente, precisando de uns móveis de madeira é só calçar as galochas, pegar o guarda-chuva, colar num queniano e ser feliz na Ikea queniana!!!

=***

4 comentários:

  1. Gente, e os móveis são bonitos! Que pechincha! =D

    ResponderExcluir
  2. Nossa que bacana! Adoro feiras! *_* e esses móveis? Lindos! Beijos Tia Míriam Morel

    ResponderExcluir
  3. Gente, que barato!! Choquei! E os móveis parecem tão lindinhos! :D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...